segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Mironescópio: A Máquina do Amor


Um espectáculo de pequenas formas inspirado nos antigos Peep Shows e nas primeiras experiências cinematográficas realizadas no século XIX, com a utilização de aparelhos como o Cinetoscópio e o Mutoscópio. Um trabalho absolutamente experimental sobre o erotismo, com a utilização de objectos, sombras e figuras articuladas, e que tem tido lotações esgotadas em cada nova temporada.

Mironescópio: A Máquina do Amor foi apresentado no programa IN do Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes de Charleville-Mézières (2013); em França, no Festival of Wonder - Silkeborg Dukketeaterfestival 2013, Dinamarca; no 30th Skupa's Pilsen - Competition Biennial Czech Professional Puppet and Alternative Theater (30. Skupova Plzen 2014); no 12th International Puppet Theatre Festival - Lutke 2014, em Liubliana, Eslovénia; e  Bábkarská Bystrica 2014 - 19th International Festival of Contemporary Puppet Theatre for Adults and Children - Double Impulse, em Banská Bystrica, Eslováquia.

Assim, é com imenso prazer que os grandes especialistas da arte erótica, Dr. Erotikone, Madame Gigi e Madame Mimi, entre outros convidados, trazem consigo os seus valiosos Mironescópios e recebem os seus clientes no seu consultório...
Aqui não existem barreiras, o amor é livre! Venha descobrir o que aconteceu realmente no Paraíso… entre muitas outras surpresas! 
Vários Mironescópios estarão à sua espera, no interior de cada um decorrem efeitos visuais, imagens em movimento e sombras… que irão criar emoções nunca antes sentidas.
Um espectáculo intimista, pedagógico, relaxante e… erótico, numa soirée yé-yé.
Traga o seu par e os seus amigos!
Venham espreitar um outro universo pelo buraco da fechadura…

"Na Arte, a imoralidade não pode existir. A Arte é sempre sagrada." - August Rodin.


























Galeria de Imagens aqui

“(...) Excelente foi o espectáculo da companhia portuguesa A Tarumba, Mironescópio: A Máquina do Amor, inspirado nos antigos Peep Shows e nas primeiras experiências cinematográficas realizadas no século XIX. A reputação de Charleville-Mézières, onde era impossível conseguir bilhetes, não faltou à verdade. Acompanhadas pelo “especialista de arte erótica”, Dr. Erotikone, estavam as Madames Mimi, Gigi, entre outros (6 actores) e o público num ambiente intimista (...), com humor e formação de qualidade sobre este tópico, para além de histórias em caixas cinetoscópianas (...).”
-Doubrava Stanislav, Loutkár

“(…) Mironescópio é um divertimento concebido em torno de Peep Shows, caixas de reduzida dimensão para onde se espreita (…). Pequenas formas, breves narrativas, Mironescópio é um conjunto de fugazes olhares para antecâmaras do Prazer.”
-João Carneiro, Expresso - Caderno Actual

“(…) Uma tentativa muito bem conseguida de abordar o teatro de marionetas numa relação intima, pessoal e quase carnal com o espectador (…). Para desenvolver a sua ideia, A Tarumba inventou aparelhos em forma de caixas escuras, com um orifício, por onde se pode espreitar, e que escondem mundos, personagens e histórias distintas, mas todas giram à volta do tema do erotismo. São os ‘mironescópios’, cada um deles servido e accionado por uma Madame ou por um Monsieur, e pelo qual apenas pode olhar um espectador de cada vez (…). O esquema é perfeito: mundos encerrados em caixas mágicas que uns anfitriões, meio mágicos, meio Madames, nos oferecem para que entremos neles através do olhar intimo e pessoal, sempre indiscreto, com absoluta liberdade para entender e imaginar o que quisermos. Excelente a variedade dos temas, a realização cheia de cor e de sensualidade de cada uma das cenografias, bem como das pequenas histórias inventadas (…) que em nenhum momento roçam a indelicadeza, mas mantêm um subtil equilíbrio entre a correcção refinada do ‘como se diz’ e a nua realidade de ‘o que se diz’ (…). Uma hora de imersão erótica em sucessivos mundos jocosos e refinados que nos tiram da banalidade urbana do dia-a-dia (...)."
- Toni Rumbau, Titeresante

A Tarumba - Teatro de Marionetas
Direcção artística e construção: Luís Vieira, Rute Ribeiro Actores-manipuladores: Carlos Alberto Oliveira, Luís Hipólito, Luís Vieira, Daniela Matos, Lúcia Caixeiro, Rute Ribeiro Adaptação e textos: Rute Ribeiro Desenho de luz: Zé Rui Sonoplastia: Catarina Côdea Fotografia: Alípio Padilha Apoios e parcerias: Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC Estrutura financiada por: Governo de Portugal - Secretário de Estado da Cultura | DGArtes Técnica: Objectos, sombras e figuras de papel Público-alvo: +16 Duração: Aprox. 70 min. - lotação limitada

● Espectáculo disponível para itinerância - contacte-nos.


Sem comentários:

Enviar um comentário