quarta-feira, 5 de maio de 2010

FIMFA Lx10

A companhinha holandesa Electric Circus apresenta Mono, um macaco do circo muito teimoso. É extremamente convincente e alguns membros do público expressam o seu choque e horror, convencidos de que um “verdadeiro” macaco está a ser usado. Mono anda de bicicleta, toca órgão, mete-se com todo o público, faz imensas diabruras, provoca gargalhadas e possui, inclusive, o poder de nos comover… consegue tudo o que quer só de nos olhar nos olhos… mas tenham cuidado, pois ele é um macaco travesso!…

Mono, The Monkey

LGO. DO CHIADO R. GARRETT - 6 e 7 de Maio às 18h30 8 de Maio às 11h30

MUSEU DA MARIONETA - 6 de Maio às 21h e 22h30

TEATRO MARIA MATOS - 7 e 8 de Maio às 21h

JARDIM DAS ESTACAS - TEATRO MARIA MATOS - 9 de Maio às 17h

O grupo Figuren Theater Tübingen participou no FIMFA Lx2 com o espectáculo Flamingo Bar, onde o público português teve a oportunidade de se maravilhar com as suas peculiares criaturas, para além de uma extraordinária manipulação! Uma oportunidade única de rever um dos maiores nomes do teatro de marionetas contemporâneo e a sua criação Salto. Lamento or the nocturnal side of affairs. No campo das marionetas de fios, Frank Soehnle é um dos maiores actores-manipuladores, flexível e minucioso, inteiramente concentrado em todos os seus movimentos, com uma precisão extrema. Verdadeiramente impressionante e a não perder!

Salto. Lamento

MUSEU DA MARIONETA - 6 e 7 de Maio às 21h30

Valeria Guglietti está de regresso com a sua arte única, em que a combinação de mãos e dedos num ecrã branco podem contar um milhão de histórias, mantida apenas por alguns indivíduos em todo o mundo: as Sombras com as Mãos. A fantástica evolução da normal sombra, num criativo espectáculo, complementado por música e efeitos sonoros. Uma reminiscência de antigos serões familiares e de espectáculos de magia do século XIX...

Não Toquem Nas Minhas Mãos

MUSEU DA MARIONETA Claustro - 6 de Maio às 23h 7 de Maio às 22h45

Paulo Duarte também faz parte da história do FIMFA. Agora no colectivo Là Où apresenta um espectáculo de pequenas formas, onde propõe um universo poético e visual que toca e interroga as formas de como se cria a recordação. Os jogos de percepção e de experiências visuais levantam a questão da subjectividade da memória. Como se formam as recordações? Como diferem? Como é que um mesmo acontecimento se pode recontar e transformar-se?

Alminhas - Petites Âmes

CAMa – CENTRO DE ARTES DA MARIONETA - 6 de Maio às 23h30 e 00h15 7 e 8 de Maio às 23h e 23h45

Uma brisa fresca chega da Finlândia com WHS - Ville Walo e Kalle Hakkarainen. O título “Keskusteluja”: discussões, funciona também como um simples impulso para reflectir sobre outras questões, que se escondem debaixo de um humor e estética singulares. Será que podemos acreditar nos nossos olhos? Tudo parece labiríntico e surreal. O palco é um espaço de mudança, de circuitos de imagens. Os últimos recursos da tecnologia digital dão origem a um espectáculo que combina elementos do circo, como malabarismo acrobático e magia, com dança e teatro de objectos, enquanto explora o tema da comunicação e lembra o direito dos seres humanos a terem um espaço seu, um espaço livre de todas as obrigações… uma viagem através dos tempos, coreográfica, singular e alucinante.

KESKUSTELUJA (Discussions)

TEATRO MARIA MATOS - 7 e 8 de Maio às 21h30

É com uma enorme alegria que o FIMFA apresenta pela terceira vez uma das formas tradicionais mais puras do Teatro de Marionetas, os Bonecos de Santo Aleixo.

Auto da Criação do Mundo

MUSEU DA MARIONETA - 8 de Maio às 21h30 9 de Maio às 15h

O Teatro de Ferro apresenta-se novamente no FIMFA, agora com um projecto muito curioso e experimental, que decorrerá num jardim e onde o público, individualmente, poderá seguir e escutar esta curiosa criação.

Sexta-Feira

JARDIM DAS ESTACAS – TEATRO MARIA MATOS - 8 e 9 de Maio às 17h30

Toda a programação em http://fimfalx.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário