segunda-feira, 10 de maio de 2010

FIMFA Lx10 - 10 a 16 de Maio

Toni Rumbau criou um novo espectáculo a solo com marionetas de luva e sombras, dirigido a todos os públicos, onde segue a linha das suas últimas montagens, como o já clássico “A Dos Manos”, presente no FIMFA Lx7, com grande êxito, ou outros, como "El Doble y la Sombra" e a ópera "Euridice y los Títeres de Caronte". Nesta nova criação, o actor-manipulador junta a tradição do teatro popular de marionetas com a linguagem mais visual das sombras, mãos e objectos.
A Manos Llenas
Museu da Marioneta | 10 e 11 de Maio às 21h30
M/6 - 50m

Teatro de Marionetas do Porto volta a abordar o universo fantástico e povoado de nonsense do diácono anglicano, fotógrafo e celebrado professor de matemática de Oxford, Charles Dogson, mais conhecido por Lewis Carroll. Desta vez o espectáculo destina-se a um público adulto e as personagens das histórias de Alice libertam-se do jogo da linguagem e emergem na sua dimensão onírica.
Wonderland
Teatro Maria Matos | 11 e 12 de Maio às 21h30
M/12 - 60m

Circolando pela primeira vez no FIMFA, com um projecto satélite, da autoria de Patrick Murys, um espectáculo de rara beleza e com um imaginário muito especial.
Paisagens em Trânsito
Museu da Marioneta | 12 de Maio às 21h30
M/8 – 55m

Alfa Theatre com um espectáculo grotesco e absolutamente fabuloso de marionetas de luva, sobre a história imortal do grupo de quatro heróis, com o célebre mote “Um por todos e todos por um”, inspirado no livro de Alexandre Dumas, mas também no burlesco do filme mudo de Max Linder, “L’Étroit Mousquetaire”, de 1922. Uma versão com marionetas e manipulação prodigiosas, onde poderão encontrar elementos do texto original, suspense, humor, duelos sem misericórdia, ritmo frenético, amor… Todos estes ingredientes, mais três dúzias de marionetas e ainda música e canções interpretadas ao vivo de uma forma verdadeiramente impetuosa!
Os Três Mosqueteiros
Museu da Marioneta | 13 a 15 de Maio às 21h30 | 16 de Maio às 17h
M/8 - 55m

Awa Deco Hakomawashi wo Fukkatsusuru Kai pela primeira vez em Portugal, um espectáculo mágico, sobre uma arte performativa e ritual japonesa com marionetas, que se encontrava em vias de desaparecer. Um espectáculo que assume um carácter documental, com a apresentação de três peças, intercaladas com explicações sobre a sua história e técnicas, pela Associação para a Renovação de Hakomawashi de Awa, que desenvolveu várias pesquisas em torno deste tipo único de teatro de marionetas japonês e que conseguiu reactivar novamente esta bela tradição, criando nos seus espectáculos um ambiente único, com fantásticas marionetas articuladas, que nos irão levar pelos costumes do País do Sol Nascente.
Hakomawashi
Museu do Oriente | 13, 14 e 15 de Maio às 21h30
M/8 - 90m

Hotel Modern está de volta ao FIMFA com a sua criatividade tão singular e especial. Desta vez a companhia tenta retratar a fascinante praga que se denomina a si própria de humanidade. Observam a espécie humana como se esta fosse uma espécie exótica com características únicas. Praticam desporto, ciência, lutam, fazem amor e perdem a cabeça. Shrimp Tales é um retrato caleidoscópico com momentos significantes e insignificantes: a vida e a morte. Do ponto de vista técnico é o projecto mais ambicioso do grupo, dado o grande número de cenas curtas, que se sucedem com grande rapidez e são projectadas num grande ecrã.
Shrimp Tales
Teatro Maria Matos | 14 e 15 de Maio às 21h30
M/12 - 65m

Criadores de Imagens e José Carlos Barros apresentam "Troiando", uma performance que parte do verdadeiro Cavalo de Tróia, recuperado em escavações arqueológicas no território da actual Turquia... Maravilhem-se com o seu airoso porte passeando no claustro do Museu da Marioneta e surpreendam-se com as histórias gregas que transporta na barriga…
Troiando - Lísistrata
Museu da Marioneta | 13 e 14 de Maio às 23h
M/14 – 30m

Sem comentários:

Enviar um comentário